– Levante-se devagar… Eu sei que está escuro, mas deixe-se guiar pelos instintos. Sinta o cheiro de amêndoas torradas, perceba de que direção vem o calor e o som da minha voz. Deixe que seu coração mostre como sair daí.

– Ei, rapaz! Aonde você está indo? Não sabe que por aí é o caminho mais fácil, que leva ao destino mais duro? Sua experiência não foi lição suficiente para te mostrar como caminhar? Seu futuro é ao meu lado, sendo esta a sua última provação. Sinta a areia sob seus pés e procure a direção em que ela vira cascalhos. Estes se tornarão pedregulhos, para serem, por fim, a rocha que te sustentará.

– Amado, não ouça esta segunda voz que apareceu para confundir: tudo o que tinha para ser provado já o foi. O inimigo é traiçoeiro e só quer tentar convencê-lo de que o horror em que ele vive, a que ele próprio se condenou, é mais um estágio da expiação. Acredite em mim quando te convido para a primeira refeição de amor que você experimentará e poderá desfrutar sempre que quiser. Venha e seja transparente às provocações dele.

– Jovem, quem é o mestre da lábia, o rei das manipulações, o senhor da sedução? Eu já pedi a alguma criatura que viesse a mim por prazeres ou vaidades? O gozo perene só é aproveitado por quem, no momento decisivo, sabe o que fez no passado e o que deve pagar para atingir os portões da Cidade de Prata. Limpe o espírito e veja o ponto de luz de onde vem a minha voz.

– Muito me admira que meu maior opositor tenha decidido emular minha conduta, e brilhar a lava do submundo como se fosse a Luz que ilumina e guia. Filho, não há nada mais a ser exigido de quem fez por merecer enquanto teve seu tempo. Não há quem siga na retidão o tempo todo, nem quem possa guardar meus mandamentos em todo lugar; essa não é a exigência. O real passaporte para cá vem do arrependimento verdadeiro por ter se desviado e nós dois sabemos que isso se deu com você. Creia verdadeiramente e seus sentidos, os do corpo e os da virtude, guiarão teus pés nessa escuridão.

– Pela última vez, te peço a atenção! Eu não vou trocar argumentos em jogos de dissertação com este ser. O processo de admissão já lhe foi passado, junto com a rota detalhada; os próximos passos somente você pode dar. A luz se extinguirá em breve, mas acenderá novamente assim que você quiser vir, assim que estiver decidido a vir, assim que os pontos pretos de dúvida forem expulsos de você pela sua força de vontade. Chame por mim e eu atenderei: você já fez isso antes e eu estive lá…

– Homem, que a paz esteja com você e que ela te blinde das provocações! Não há mais nada que eu possa fazer, a não ser deixar meu rastro de amor em forma de odores reconfortantes e ventos acalentadores. Estarei sempre de portas abertas a te esperar.