Eu tenho tanto para falar para vocês… Espero que tenham paciência para me ouvir, hoje e sempre. (porque eu falo muito, vocês vão ver)
Aliás, tenham paciência. Espero que sejam pacientes como eu sou paciente. Isso traz uma série de vantagens e facilita muitas coisas no dia-a-dia, mas pode cobrar seu preço. Se ser paciente ficar pesado, não larguem o fardo. Dividam comigo que eu ajudo a carregar.
Tenham empatia. Tentem se sentir como as pessoas com quem vocês se relacionam se sentiriam com suas atitudes. E se o resultado for ruim, mude sua atitude. Se já aconteceu, peçam desculpas. Empatia e humildade são duas qualidades ótimas para boas pessoas, mas pode cobrar seu preço. Se ter empatia e humildade ficar pesado, não larguem o fardo. Dividam comigo que eu ajudo a carregar.
Sejam honestos consigo mesmos, individualmente. Sempre que possível, sejam honestos com os outros também. A honestidade faz com que o sono fique mais sossegado e as preocupações menos custosas. Vocês vão aprender que nem sempre dá para ser honesto, principalmente com quem é desonesto. Para isso eu ainda não tenho uma sugestão certeira, mas me proponho a procurarmos juntos por uma.
A vida não é fácil. A de vocês vai ser mais fácil do que a de maior parte da população do planeta, mas não quer dizer que vai ser fácil.
Vocês vão sorrir muito. Mesmo! Se depender da gente, de mim, dos seus avós, de toda a família, vocês vão ter muitos momentos para rir. Se fizerem bons amigos, vão se alegrar mais ainda. Se encontrarem outros corações para compartilhar amores, também.
Mas vocês vão chorar, e não estou nem contando o período de bebês. Vocês vão chorar de dor, de tristeza, de raiva, de impotência, por amor… Se quiserem um colo ou um ombro, eu vou estar lá. Com mais de 80 anos, eu vou estar lá. Com netos seus, eu ainda estarei lá. O mesmo ombro, o mesmo colo. Um pouco mais gordo e enrugado, provavelmente. Só não sofram sozinhos. Sofrer sozinho é o pior tipo de sofrimento e espero que vocês nunca experimentes isso.
Estudem muito, sobre qualquer coisa. Estudem e treinem. Matemática, escrita, dança, discurso, geografia, um esporte, sei lá. Ou tudo isso junto e muito mais. Conhecimento abre portas e conecta pessoas. Conhecimento evita que sejamos feitos de bobo. Vamos conversar sobre as descobertas dos seus estudos e treinos: como uma manobra nova deu certo no jogo, como um poema novo mexeu com você, como se deu conta que faz todo sentido do mundo 0! = 1.
Sejam bem-vindos! Espero que eu possa ser tudo o que vocês esperam e precisam em um pai. Amo vocês dois!